De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o stress pode ser definido como qualquer tipo de alteração que cause desgaste físico, emocional ou psicológico. Manifesta-se através do medo, preocupação, incapacidade de relaxar, aumento da frequência cardíaca, dificuldade em respirar, perturbação nos padrões de sono, alteração nos padrões alimentares, dificuldade de concentração, agravamento de condições de saúde pré-existentes (física e mental) e aumento do uso de álcool, tabaco e outras drogas. Todos estes fatores têm graves implicações na saúde e na funcionalidade do ser humano.
A forma como o stress atinge cada um de nós é distinta. É por isso fundamental saber gerir o stress de maneira a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar.
10 dicas fundamentais para gerir o stress e ansiedade no seu dia a dia
1. Trace metas exequíveis
Adote objetivos a curto, médio e longo prazo que possam ser cumpridos. Impor-se metas irrealistas só prejudicará a sua saúde mental, uma vez que afetarão a sua capacidade de trabalho e a sua autoestima e, com isso, aumentar-lhe-ão o stress percecionado.
2. Estabeleça prioridades
No dia a dia é impossível trabalharmos em várias frentes em simultâneo. Crie uma lista de temas prioritários para cada um dos seus dias e vá, paulatinamente, eliminando os assuntos pendentes à medida que a semana se desenrola. Não tente resolver todos os problemas ao mesmo tempo.
Nós não somos só trabalho. Crie nos seus dias úteis tempo para si: seja para ver uma exposição, ler um capítulo de um livro, ir às compras ou fazer aquele programa que anda a adiar e que lhe dariam energia extra.
Procure uma massagem corporal, vá um dia a um spa, arranje o cabelo ou priorize qualquer atividade que lhe devolva conforto e bem-estar.
5. Relativize os problemas
Todos temos grandes questões de vida para resolver. Mas um grande problema hoje pode não passar disso mesmo: uma situação temporária com data de validade. Lembre-se sempre que o tempo ajuda a resolver uma série de eventos que lhe podem estar a causar sofrimento.
6. Tenha uma alimentação equilibrada
Apostar numa dieta saudável e variada permite obter as vitaminas, minerais, gorduras essenciais, aminoácidos e água de que necessitamos, ajudando a contrariar o impacto do stress no organismo.
Ter um sono regular e reparador é essencial. Durma entre 7 a 8 horas de sono por dia, à mesma hora, e se possível mantenha esse padrão regular de sono. Uma boa noite de sono pode ajudá-lo a lidar com as circunstâncias do dia a dia.
9. Contrarie os pensamentos negativos
Sempre que a sua mente for invadida por ideias contraproducentes, tente ser racional. Foque-se no aqui e no agora e resolva com objetividade as questões que o afligem.
10. Aposte num suplemento alimentar
Tome um suplemento alimentar, como complemento a uma alimentação equilibrada e variada. Viterra Stress ajuda a reduzir o stress físico e mental, e promove a tranquilidade sem causar sonolência.
Viterra Stress contém vitaminas B1, B6 e B12 que favorecem uma função psicológica e um metabolismo produtor de energia normais. Também possui vitamina B2 e ácido pantoténico que contribuem para a redução do cansaço e fadiga.
Apostar em Viterra Stress pode ser uma excelente opção caso esteja a vivenciar momentos de stress. Conheça outros produtos no website oficial da Viterra, no qual poderá encontrar outros suplementos alimentares adequados às suas necessidades nas várias fases da vida.