AS VITAMINAS ESSENCIAIS PARA OS IDOSOS

beneficios_01

Ao longo da vida, todos temos necessidades nutricionais em vitaminas e minerais que se vão alterando, sejamos crianças, adultos ou idosos. Isto significa que as vitaminas e minerais que são essenciais para um idoso não são as mesmas para uma criança.

Ao entrar numa fase mais avançada da vida, há alterações fisiológicas que denunciam necessidades nutricionais específicas. Os seniores vão perdendo massa muscular e vão tendo alterações metabólicas naturais. Estas alterações manifestam-se na energia disponível do organismo que se reflete na sensação de fadiga, cansaço e necessidade crescente de repouso. A dificuldade de obtenção de energia não se nota apenas ao nível muscular mas também na capacidade de raciocínio e memória.

A ingestão de alimentos estragados pode passar despercebida e facilmente acontecer. Hábitos alimentares incorretos, como o consumo excessivo de sal ou açúcar podem contribuir para o aparecimento ou agravamento de doenças como hipertensão arterial ou diabetes.
Para ajudar o organismo a fazer face aos desafios de uma idade mais avançada, uma alimentação rica em determinadas vitaminas pode ser uma grande aliada. É importante incluir no regime diário alimentos ricos em vitamina E, vitamina D, vitaminas B12 e B6 e também em vitamina C. Por vezes o organismo pode não ter o aporte necessário destas vitaminas através da alimentação, pelo que, a toma de um multivitamínico adequado à idade sénior pode ser a solução ideal. De entre estes nutrientes podem destacar-se a Vitamina C, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a formação de colagénio para funcionamento normal dos ossos e vasos sanguíneos, a Vitamina D, que contribui para a manutenção de ossos normais, o Cálcio, que contribui para o normal funcionamento das enzimas digestivas, as Vitaminas B6 e B12, que ajudam na normal função psicológica, a Tiamina, Riboflavina e Niacina, que contribuem para o normal metabolismo produtor de energia e a Vitamina E que contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.