Articulações mais flexíveis: um guia para uma maior mobilidade

O nosso corpo é uma máquina complexa, mas muito equilibrada e, tal como todas as máquinas, é feito de engrenagens que precisam de ser protegidas. Falamos das articulações. Estará mesmo a cuidar delas?

As articulações são conexões naturais entre dois ou mais ossos, revestidas por uma camada de cartilagem sensível a vários fatores, entre eles a temperatura, por isso é essencial protegê-las para que se mantenham saudáveis. Durante o inverno, agasalhe-se convenientemente e não se esqueça das extremidades: use luvas, cachecol, gorro e calçado adequado às baixas temperaturas.
Apesar dos problemas nos ossos e articulações serem associados à idade, estes podem surgir em qualquer altura, mesmo em jovens adultos. Conheça cinco conselhos para potenciar a saúde das suas articulações.
5 dicas para proteger as suas articulações
1. Tenha uma postura correta
Seja no trabalho, em casa ou a fazer desporto, é essencial ter uma correta atitude postural para reduzir a sobrecarga nas articulações.
Na coluna vertebral, uma má postura rotineira pode causar alterações degenerativas das vértebras que, a longo prazo, podem desencadear problemas de saúde crónicos, nomeadamente compressão dos nervos adjacentes.
Nos dias de hoje, um dos exemplos mais frequentes de doença articular decorre da utilização excessiva do computador associada a má postura, causando sintomas como parestesias (formigueiro) nos membros (superiores e inferiores).
2. Aposte numa alimentação adequada
Opte por uma alimentação rica em cálcio para a manutenção de ossos saudáveis; em vitamina D, essencial para a absorção e utilização do cálcio; magnésio para o normal funcionamento do sistema muscular; zinco e vitaminas C, e K. Peixes como o atum, sardinha e cavala são ricos em Vitamina D e podem ser extremamente úteis na manutenção de uma alimentação equilibrada.
Vigie o seu peso corporal e evite o excesso de peso, uma vez que a sobrecarga sobre as articulações é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de doença articular.
3. Faça exercício, mas tenha alguns cuidados
Na hora de fazer desporto, nunca se esqueça de utilizar equipamento adequado para proteger os seus ossos, músculos e articulações.
Evite exercícios de alto impacto, uma vez que podem lesionar as articulações. Uma dica: aposte em tipos de desporto que associam intensidade cardiovascular a um menor impacto, como natação, treino orientado ou bicicleta estática.
4. Alongue
Manter uma boa elasticidade nas articulações é essencial para reduzir o risco de lesões nas mesmas. Quando permanecemos pouco ativos fisicamente, as articulações tendem a ficar naturalmente enrijecidas, assim como a musculatura. Treinar a elasticidade, apostando em exercícios como o pilates, pode ser útil aumentar a capacidade de mobilização das articulações.
5. Aposte num suplemento alimentar
Proteja as articulações com a ajuda de um suplemento rico em vitamina C que é necessária para a produção de colagénio, um componente fundamental na constituição das articulações.
Tendo em conta a sua formulação, o suplemento Viterra Articulações pode ser o seu aliado da mobilidade. Este suplemento à base de curcumina, vitamina D e vitamina C reforça a função da cartilagem e contribui para a flexibilidade das articulações. A vitamina D contribui para a manutenção de ossos normais e para a normal absorção de cálcio e fósforo, bem como para uma função muscular normal. Já a vitamina C favorece a formação do colagénio para uma normal função da cartilagem.
Apostar em Viterra Articulações pode ser uma excelente opção. Conheça outros produtos no website oficial da Viterra, no qual poderá encontrar vários suplementos alimentares adequados às suas necessidades nas várias fases da vida.

Receba todas as novidades, dicas e promoções Viterra

Error: Contact form not found.